Apresentação

Portal de Patrocinadores surge com uma ideia fixa – que não é de hoje, oportunista, mas sim perseguida há 10 anos por seus criadores: a de que companhias brasileiras que patrocinam cultura, que usam incentivo fiscal para apoiar projetos, têm a obrigação moral de informar ao público o que estão fazendo com esse dinheiro.

Essa deveria ser uma tarefa para o poder público, mas já que ele é omisso, como em tantas outras coisas, resolvemos tomar a frente dessa empreitada. Mas ela não é a única, porque nossa ambição é maior que isso.

O mercado da cultura é enorme, abrangendo produtores, captadores de recurso, pesquisadores, planejadores, artistas, entre tantos outros segmentos, agregando também até quem não está especificamente ligado a ele como bibliotecários, professores e alunos, diretores e gerentes de marketing, além de instituições do 3º Setor e da economia criativa.

É a esse contingente de pessoas que pretendemos oferecer a possibilidade de conhecer como as empresas brasileiras se comportam como patrocinadores da cultura – o que pensam, como agem, seus interesses, seus recursos e como os utilizam. Em grande parte, contado por elas mesmas.

Além disso, colocamos à disposição do assinante um Banco de Dados com informações sobre mais de mil companhias que patrocinam cultura, seja grande, pequena, do Sudeste ou do Norte, que usa lei de incentivo ou não, que apoia ou não ação sociocultural e até esporte, de forma a que o usuário tenha a possibilidade de pesquisar qual tem o perfil mais adequado para seu projeto ou enriquecer um trabalho acadêmico. O trabalho de se buscar perfil de empresas na internet foi trazido para um único lugar, fruto de exatamente 10 anos de observação sobre como elas se comportam no campo do patrocínio, e filtros especiais foram criados para se pesquisar com eficiência. Agora todos poderão conhecer aquelas companhias que somente se beneficiam da renúncia fiscal, mas também as que fazem uso das melhores práticas.

Logo agregaremos também as iniciativas sociais desenvolvidas por cada uma delas, quando for o caso. O campo para inserção de informações já está pronto, como se poderá observar em nosso APP, porém ainda estamos na fase de coleta de dados.

O Portal de Patrocinadores espera, dessa forma, oferecer sua contribuição ao desenvolvimento da cultura brasileira e fazer jus ao seu lema e maior desejo: ser um local de encontro entre projetos e sonhos.

Editor